Braga

“Melhor Destino Europeu 2019”

 


… “Melhor Destino Europeu 2019” - Braga
, charmosa e cheia de vida,  tem atraído viajantes de todo o mundo há milhares de anos.  A cidade oferece o melhor de Portugal num ambiente acolhedor e caloroso. Considerada uma dos principais centros religiosos de Portugal, com suas mais de 30 igrejas, por isso, o seu apelido de Roma portuguesa…

 

Principais pontos de interesse histórico e turístico visitar (opcionais):

 

·         Convento dos Congregados

 

·         Arco da Porta Nova

 

·         Torre de Menagem

 

·         Catedral de Santa Maria – Sé de Braga

 

·         Jardim de Santa Bárbara

 

·         Convento do Pópulo

 

·         Palácio/Jardim dos Biscainhos

 

·         Palácio do Raio / Centro Interpretativo Memórias da Misericórdia

 

·         Santuário do Bom Jesus do Monte

 

·         Santuário de Nossa Senhora do Sameiro 

 

Convento dos Congregados

Convento dos Congregados

O Convento dos Congregados é um exemplar de arquitectura religiosa em estilo barroco. Foi erguido nos finais do século XVII pela Congregação do Oratório (Oratorianos).

No decorrer do século XVIII foi consideravelmente ampliado, primeiro com a construção da basílica e, depois, com o acrescento de mais um pavimento no primitivo edifício.

É conhecido como Convento, Colégio e Igreja dos Congregados, sendo igualmente conhecido como Congregação de S. Filipe Néri.

ARCO DA PORTA NOVA

 

ARCO DA PORTA NOVA

Esta foi uma das portas da cidade, rasgada em 1512, momento histórico em que a cidade rompia as suas antigas muralhas, expandindo-se.
O seu actual aspecto data de 1772. Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Santuário do Bom Jesus do Monte

Santuário do Bom Jesus do Monte  

A principal atracção da cidade é o Santuário do Bom Jesus do Monte, igreja de linha neoclássica e escadaria, toda em estilo barroco. Diariamente recebe fieis e turistas dispostos a subir a sua a escadaria… ou pode optar pelo elevador 

 

Catedral de Santa Maria – Sé de Braga

Catedral de Santa Maria – Sé de Braga

A catedral mais antiga do país. A sua construção data de 1070, a presença de diversos estilos é o que lhe confere uma arquitectura tão rica, ainda que a predominância seja românica. Estão lá enterrados Dom Henrique e Dona Teresa, pais de Dom Afonso Henriques. A idade desta catedral acabou por dar origem a uma expressão muito utilizada quando queremos dizer que algo é muito velho: “tal coisa é mais velha que a Sé de Braga”.